1,5 milhão de árvores são plantadas por dia no Brasil pelo setor de base florestal. Um dado que comprova a importância da Indústria de Árvores Plantadas para o país e para o mundo. A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) - associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, - divulgou este e outros números recentemente. Esta mesma indústria é a responsável por conservar mais 6,05 milhões de hectares de floresta para fins industriais como eucalipto, pinus, teca, entre outras espécies, uma área maior do que o estado do Rio de Janeiro.
Mas como isso é feito?
O processo brasileiro é mundialmente copiado: as árvores são plantadas, colhidas e replantadas em áreas antes degradadas.
Hoje, temos 9,55 milhões de hectares destinados para produção, o que dá origem a mais de 5.000 bioprodutos: embalagens de papel, livros, cadernos, tecidos, fraldas, máscaras cirúrgicas, pisos laminados e painéis de madeira, itens de matéria-prima renovável, recicláveis e biodegradáveis.
Para isso, utiliza-se o mosaico florestal, uma técnica de manejo moderna em que os plantios produtivos são intercalados com áreas de mata nativa.
Como a sustentabilidade acontece
O sistema auxilia na regulação do fluxo hídrico, na fertilização do solo e na preservação da biodiversidade, através da utilização da terra de modo inteligente e sustentável.
Por isso, pode-se considerar o setor de árvores cultivadas um dos vetores de mitigação das mudanças do clima.
Além disso, a fotossíntese vegetal criada sequestra gás carbônico da atmosfera: as árvores cultivadas pelo setor, tanto nas áreas de produção quanto de conservação da indústria florestal, removem e estocam 4,5 bilhões de toneladas de CO2 equivalente.
Conheça a Ibá
A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 47 empresas e 10 entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais.
Saiba mais em www.iba.org.