160 mil espécies são registradas nas áreas de florestas plantadas

As árvores plantadas trazem benefícios para todos, inclusive, para os animais. Entenda mais no texto!

14/12/2022

160 mil espécies são registradas nas áreas de florestas plantadas

Com técnicas modernas de manejo no campo, o setor florestal protege a vegetação e a floresta nativa, assim como todos os animais que nela habitam. Hoje, o setor possui cerca de 9 milhões de hectares de árvores cultivadas e 6 milhões de hectares de áreas de conservação. Mais de 160 mil espécies estão registradas nesses locais, entre mamíferos, aves, anfíbios e répteis, que utilizam as paisagens (áreas de vegetação nativa e de florestas plantadas de pinho e eucalipto) para descolamento ou reprodução.

As espécies ameaçadas de extinção também estão registradas, como:

  • Bugio-ruivo: subespécie encontrada somente na região nordeste de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e sul da Bahia. Hoje, existem cerca de 250 indivíduos soltos na natureza, sendo uma espécie criticamente ameaçada de extinção.
  • Onça-pintada: um dos maiores felinos da América e o terceiro maior do mundo, é uma espécie que precisa de uma série de requisitos ecológicos para se desenvolver em uma determinada região, desloca-se constantemente.
  • Galito: espécie do Cerrado, também possui registros no estado de São Paulo, um local com poucos fragmentos do Cerrado ainda bem conservados.

Mesmo que ameaçados de extinção, essas espécies ainda são registradas graças a conservação da fauna e da flora. A medida que a produção florestal, tanto na operação de plantio quanto na colheita, respeita e entende que as áreas de conservação e preservação são importantes, o meio ambiente é beneficiado.  Isso pode ser realizado através do respeito às leis e da manutenção das áreas de preservação permanente, que são as áreas de florestas nativas na qual o setor florestal preserva e promove lugares que estão mais degradadas, intercalando-as entre as áreas de cultivo.

Esse modelo de prevenção e conservação pode ser uma inspiração aos negócios?

As boas práticas desenvolvidas pelo setor florestal possibilitam com que exista uma grande biodiversidade habitando nas paisagens e fazendas de produção, portanto, é uma ótima referência para outros negócios, tanto na questão de conservação das suas áreas de preservação permanente quanto nas suas áreas de reserva.  Na questão da conservação das espécies, as florestas também surgem como exemplo, visto que os animais utilizam essas paisagens, as estradas ou os talhões florestais para deslocamento, migração e reprodução, um   impacto positivo para a fauna e flora.

Como a população pode contribuir para mitigar os impactos das mudanças climáticas e conservar a biodiversidade?

Um cidadão já estará contribuindo desde o momento que faz suas compras em um supermercado, procure por produtos em que a empresa declare que colabora para a mitigação do aquecimento global, ou seja, produtos certificados. No setor de papel, opte por embalagens produzidas seguindo algum dos escritórios de certificação, esse é um excelente caminho para o consumidor auxiliar na mitigação do aquecimento global. Isso é de extrema importância pois, na medida que o planeta vai ficando mais quente, os ambientes começam a mudar também, existindo uma preocupação em relação a como a fauna e flora vão se comportar, podendo ocorrer a extinção de espécies em decorrência das mudanças climáticas.

O setor de florestas plantadas, à medida que preserva as áreas de vegetação nativa, produz madeira, um recurso que precisa captar carbono da atmosfera para o seu desenvolvimento, se tornando também uma maneira reduzir o impacto da emissão de carbono que outras empresas emitem. Portanto, olhe pra isso, relacione sua forma de vida com seu consumo, é uma prática adequada pra todo ser humano entender que também faz parte desse processo de mitigação do aquecimento global.

*Texto baseado no episódio 35 do Ibácast sobre árvores cultivadas e biodiversidade.