Desconecte-se: desligue o celular e use o papel

O uso excessivo de dispositivos digitais é uma realidade preocupante no Brasil, onde a população passa cerca de 56,6% das horas acordadas diante de telas, sendo o país o segundo maior em tempo de exposição a telas no mundo. Isso tem agravado o problema do FOSO (medo de se desligar), especialmente com a ascensão do trabalho remoto e híbrido que conf...

30/04/2024

Desconecte-se: desligue o celular e use o papel

Você sabia que usar o smartphone e ficar diante do computador ocupa mais da metade das 16 horas que os brasileiros, em média, ficam acordados todos os dias? Esse número –56,6% das horas acordadas, ou cerca de 9 horas diárias – torna o Brasil o segundo país com mais pessoas na frente de uma tela, abaixo apenas da África do Sul, segundo a pesquisa Digital 2023: Global Overview Report, da DataReportal. 

Vale lembrar ainda que o Brasil possui mais de um celular por habitante. No início de 2023, eram 221 milhões de conexões móveis em solo nacional, o que representa 102,4% da população brasileira registrada naquele momento, aponta o estudo. O aumento do trabalho remoto e híbrido, que embaçou a separação entre a vida pessoal e profissional e ampliou o risco do FOSO (Fear of Switching Off, ou medo de se desligar), pode agravar esse quadro.

Desconectar é preciso. Nessa realidade na qual o celular se tornou uma ferramenta prática que apoia muitas atividades, inclusive fazer pagamentos presenciais, o uso excessivo de dispositivos conectados – inclusive aos fins de semana e em momentos que deveriam ser só de descanso – pode prejudicar a saúde física e mental das pessoas.

Por isso é tão importante aproveitar tudo o que for necessário para abraçar a desconexão digital e passar mais tempo de qualidade ao lado da família e de amigos. E o papel – sim, aquelas folhinhas impressas que alguns defendem que pode ser substituída pelo celular – é fundamental nesses momentos fora de casa. Vamos entender o porquê.

 

Papel: desconexão, saúde e segurança

Trazemos boas notícias em meio à correria da qual, muitas vezes, os dispositivos conectados não deixam você se livrar. Depois do expediente e nos fins de semana e feriados, é possível recorrer ao bom e tradicional papel ao mesmo tempo em que você mantém o celular desligado ou guardado em casa. Tudo para que você se dedique apenas ao lazer e às atividades físicas, além de evitar estresse e distrações.

Nesses momentos, não se preocupe em ter o smartphone à mão para fazer e conferir despesas fora do lar, que podem ser pagas com meios convencionais (com dinheiro ou cartão, por exemplo). Como diz o manifesto do Papel Presente na caminhada ao ar livre ou no passeio com as crianças, conte com o comprovante impresso para conferir suas compras no carrinho do sorvete, na quitanda e em muitos outros pontos de venda.

Se pararmos para pensar, não é difícil notar que os benefícios do papel são enormes quando o objetivo é exercer o direito à liberdade e à desconexão. Ao garantir que a compra saiu conforme o combinado, o papel também traz diversas outras vantagens indiretas que viabilizam momentos de lazer, em nome da sua saúde física e mental.

O recibo de papel gera uma sensação de segurança ao evitar que um item tão importante e de valor como o smartphone fique exposto enquanto você pratica atividades ao ar livre. A presença do papel ainda traz o conforto de manter os bolsos e as mãos livres, sem preocupações com o transporte e o armazenamento de algo que não precisa estar ali – e que pode atrapalhar o seu momento de lazer.

 

Pé na areia, com liberdade e bem-estar

Agora imagine uma ida à praia. Você quer relaxar, se refrescar com o banho de mar e pegar aquele bronzeado. Mas, ao mesmo tempo, precisa manter os olhos atentos aos seus pertences, entre eles o celular, além de custear itens como comida, bebida e sorvete.

O fato é que o papel permite que você elimine boa parte dessas preocupações e fique concentrado só no que realmente importa quando enfiamos o pé na areia e tomamos uma água de coco.

Assim você pode ter os seus pedidos anotados, conferir a conta e rachar o pagamento com os amigos sem precisar recorrer ao smartphone. Além disso, você não precisa moderar quantas vezes você se distancia do ponto da orla onde estão os seus pertences (que não precisam incluir nenhum item de valor) para sair de baixo do guarda-sol e sentir a água salgada. Uma questão de liberdade e bem-estar.

A essa altura, você deve ter pensado em questões ambientais relacionadas ao uso do papel ao ar livre, seja no parque ou na praia, e ao impacto que isso causa no ecossistema. Uma preocupação correta, justa e que também está no nosso radar.

Além de contribuir com a limpeza desses lugares ao guardar os recibos e jogar o lixo no lixo, é importante que você também leve em conta que o papel usado nas maquininhas de cartão vem da silvicultura, com florestas plantadas somente para extrair matéria-prima, e não afeta as matas nativas. Ou seja: além de dispensar o celular, o e-mail e outros recursos digitais que não precisam interromper o seu lazer, o papel é totalmente sustentável.

 

Faça o seu papel e compartilhe

O #PapelPresente é um manifesto a favor do papel térmico para todas as necessidades de impressão – e para todos os estabelecimentos e consumidores.

Além de trazer mais segurança e comodidade para lojistas e clientes, o recibo de papel garante que todos, não importa a faixa de renda ou idade, tenham fácil acesso à conferência de valores a qualquer momento, de forma democrática, eficiente, econômica e sustentável. 

O papel não é coisa do passado. Ele é sinônimo de presença e faz parte da rotina de milhões de casas e empresas Brasil afora. Faça o seu papel e compartilhe essa ideia.

 

 

Veja mais sobre:
O recibo de papel faz muita diferença na nossa rotina. Será que a sua vida seria mais fácil sem ele?