Nos últimos anos, o varejo físico tem passado por uma transformação digital profunda com a automação de processos e operações. O uso de tecnologias e recursos inovadores dentro das lojas não só tem melhorado a experiência do consumidor, como também otimizado a gestão de estoques, a precificação e a oferta de promoções.
Ao contrário do comércio eletrônico, onde a digitalização é a base do modelo de negócios, no varejo físico ela surge como uma poderosa ferramenta incremental tanto para os consumidores quanto para os lojistas. Nesse movimento rumo aos avanços da era digital, a integração entre recursos tradicionais – como etiquetas e cupons de papel, por exemplo – e novas tecnologias tem se mostrado o caminho mais efetivo.
Nesse post, vamos explorar as principais vantagens da digitalização no varejo físico, com foco no uso combinado da tecnologia com recursos tradicionais como o papel térmico (o tipo mais usado para imprimir recibos). Também veremos como o papel mantém seu protagonismo no comércio ao facilitar as transações, garantir informações precisas e oferecer descontos, promoções e cashback aos consumidores.
Precisão nas etiquetas de preço e promoções
Uma das principais vantagens da digitalização no varejo físico é a maior precisão das informações de preços e promoções. As etiquetas impressas, ainda bastante utilizadas pela maioria dos supermercados de todos os portes, agora recorrem à tecnologia para garantir que preços e informações nas gôndolas estejam sempre atualizados.
Embora o mercado já tenha à disposição recursos como as etiquetas eletrônicas de prateleira, muitos varejistas que seguem adotando o bom e velho papel podem utilizar impressoras portáteis integradas aos sistemas de gestão da loja. Isso garante a rápida atualização de preços e a oferta de descontos e promoções.
O papel ainda é fundamental para garantir transparência aos consumidores, que assim demonstram alta confiança na precisão dos dados exibidos nas etiquetas. Para o lojista, o papel evita questionamentos sobre o preço e outros detalhes sobre o produto, além de melhorar a experiência de um cliente que se sente mais seguro ao ser orientado pelas informações exibidas em cada tag impressa.
Agilidade integrada da gôndola ao caixa
Outro benefício importante da digitalização é a integração entre as gôndolas e o sistema de gestão do ponto de venda (também conhecido como PDV). No passado, era comum haver diferenças entre o preço informado na etiqueta e o que aparecia no sistema de checkout. Uma situação que causava frustração nos consumidores e gerava retrabalho para os colaboradores.
Com o uso de códigos de barras e QR codes nas etiquetas de preços, a conferência dos valores no ponto de venda se tornou muito mais ágil e precisa. Por exemplo, em terminais de consulta ou de autoatendimento, o consumidor pode escanear essas informações para conferir os valores e ter maior segurança. Já o varejista reduz o risco de erros e questionamentos, além de acelerar o processo de pagamento.
O consumidor ainda pode utilizar o QR Code impresso em cupons ou etiquetas para acessar informações adicionais sobre produtos, como origem, composição, datas de validade, promoções em andamento ou ofertas exclusivas. Além de auxiliar e facilitar a decisão de compra, isso agrega valor à experiência de compra na loja física.
Ações personalizadas e ofertas de cashback
A digitalização combinada com o uso do papel também permite que as lojas ofereçam promoções personalizadas e programas de cashback de forma mais eficiente. QR codes impressos em cupons de papel, por exemplo, direcionam os consumidores a páginas personalizadas de ofertas especiais ou descontos, com base no seu histórico ou nas suas preferências de compras.
Além disso, por meio de programas de fidelidade digitalizados, as lojas podem oferecer cashback instantâneo, o que incentiva os consumidores a continuarem comprando na mesma loja ou rede. Aqui novamente o papel é fundamental, pois ao escanear um recibo, cupom ou nota com um QR Code utilizando um aplicativo de fidelidade, o cliente pode acumular pontos, desbloquear descontos exclusivos ou até mesmo garantir um reembolso direto em futuras compras.
São ações de engajamento como essas que, quando bem implementadas, ampliam a fidelização do cliente, com grande potencial para aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento entre a marca e o consumidor.
Agilidade e experiência de compra imersiva
A digitalização do consumo, apoiada pelo papel, não se limita apenas à precificação ou às promoções, mas também melhora todas as etapas da jornada de compra do cliente.
Com o uso de QR Codes e códigos de barras nas etiquetas impressas, os consumidores podem acessar informações detalhadas sobre os produtos diretamente na palma da mão, visualizando na tela do smartphone reviews, recomendações, sugestões de uso e até mesmo demonstrações em vídeo.
Essa experiência imersiva, mesmo viabilizada com o auxílio do papel, proporciona avanços importantes ao possibilitar que o consumidor tome decisões de compra melhor informadas, além de tornar a sua jornada mais dinâmica e personalizada.
Além disso, os sistemas de autoatendimento digitalizados, usados tanto para fazer o checkout quanto para consultar preços (para o consumidor) e estoques (para o varejista) a partir da leitura de etiquetas impressas, oferecem maior autonomia para ambos os lados. A digitalização atrelada ao papel ainda agiliza o processo de compra e reduz as filas nos caixas, o que é especialmente importante em momentos de pico.
Imprimindo tendências
É por conta de todas essas boas práticas que a digitalização dos hábitos de compra também beneficia o varejo físico, sem se limitar apenas ao e-commerce ou aos aplicativos móveis. E isso acontece com a adoção de recursos simples, mas poderosos, como as etiquetas e cupons de papel com QR Codes, assim como o uso de terminais de autoatendimento que escaneiam códigos impressos.
Mais do que nunca, etiquetas, recibos, cupons e notas fiscais exercem um papel fundamental para oferecer aos consumidores uma experiência de compra mais rápida, personalizada e vantajosa. A digitalização veio para ficar, e aqueles que souberem utilizá-la de forma estratégica – e sem abrir mão de recursos tradicionais, eficientes e amigáveis como o papel – terão um importante diferencial competitivo no mercado.
Faça o seu papel e compartilhe
O #PapelPresente é um manifesto a favor do papel térmico para todas as necessidades de impressão – e para todos os estabelecimentos e consumidores.
Além de trazer mais segurança e comodidade para lojistas e clientes, o recibo de papel garante que todos, não importa a faixa de renda ou idade, tenham fácil acesso à conferência de valores a qualquer momento, de forma democrática, eficiente, econômica e sustentável.
O papel não é coisa do passado. Ele é sinônimo de presença e faz parte da rotina de milhões de casas e empresas Brasil afora. Faça o seu papel e compartilhe essa ideia