Com o avanço da digitalização sobre os hábitos de consumo, é verdade que os consumidores passaram a ter acesso a um leque mais amplo de vantagens e benefícios. Mas uma dica para aproveitar descontos e promoções continua sendo valiosa mesmo na era do smartphone: jamais dispense o cupom fiscal impresso.
É por meio daquele canhotinho ou da segunda via que o consumidor pode obter cashback (ou “dinheiro de volta”, numa tradução livre), viver experiências exclusivas e personalizadas ligadas à fidelização (como descontos e condições especiais) e até usufruir da chamada ‘gamificação’, participando de promoções que envolvam o acúmulo de pontos, por exemplo.
Vamos ver como aquele pedacinho de papel térmico, o tipo de papel mais usado no varejo para imprimir comprovantes e recibos de compras, pode facilitar (e rentabilizar) a vida dos consumidores na hora de fazer compras.
Receba dinheiro de volta
Quem está sempre de olho em descontos no e-commerce e em lojas como supermercados e farmácias tem usufruído bastante do cashback. Em muitos casos, é necessário recorrer ao cupom fiscal impresso para ganhar receber ‘dinheiro de volta’, especialmente em aplicativos como Méliuz, Dinheiro na Nota, Dinerama, Gelt, OláNota e Winn.
Isso ocorre porque, para destravar o cashback, esses apps solicitam o escaneamento de QR Codes ou códigos de barras impressos em cada cupom – ou mesmo a digitação de uma chave de acesso também informada no recibo.
Ainda que qualquer app exija o uso do smartphone, o cupom fiscal impresso exerce um papel crucial para viabilizar o ‘dinheiro de volta’ em diversos sites e estabelecimentos.
Então não se esqueça: aquele recibo de papel vale dinheiro! Isso porque ele proporciona uma vantagem real e palpável que rentabiliza futuras compras. Além disso, o papel, em conjunto com o app, ajuda a gerenciar quando e quais valores utilizar para abater compras.
Aproveite descontos e condições especiais
Outra vantagem envolve o uso do cupom fiscal impresso para obter uma experiência de compra personalizada e relevante. O fato de o papel térmico ser amplamente utilizado para gerar recibos e comprovantes com rapidez e eficiência viabiliza ações instantâneas que beneficiam o consumidor, como as “ofertas-relâmpago” e outras promoções.
Com o papel térmico, a forte resistência e a impressão precisa de dados facilitam muito a leitura rápida e imediata de QR Codes em smartphones e terminais de atendimento.
Um exemplo pode ser visto nas farmácias. Ao ser atendido no balcão, é muito comum receber um papel impresso no ato contendo descontos válidos para aquela data – e, muitas vezes, de acordo com o nosso perfil de consumo e relacionamento com a rede. Basta escolher um dos produtos listados e apresentar o cupom no caixa para baratear a compra de um item que você precisa.
Acumule pontos e troque por prêmios
Ações de fidelização, como o cashback, ajudam a aumentar em até 120% a frequência dos clientes em um mesmo estabelecimento, de acordo com pesquisa da IZIO&Co. Não é à toa que iniciativas para manter o bom relacionamento e a recorrência de compras fazem parte da rotina de muitas lojas – e isso também leva o consumidor a guardar o cupom fiscal.
Com a gamificação, que transforma a experiência de compra em um jogo com desafios, metas e objetivos, o cliente pode juntar valores ou pontos na medida em que realiza compras em uma mesma loja ou rede. O hábito de acumular recibos em papel pode facilitar a realização desse tipo de ação promocional para um universo mais amplo de lojistas, inclusive os pequenos e médios varejistas.
Dessa forma, guardar cupons fiscais impressos permite trocar pontos ou créditos por benefícios como frete grátis, descontos, brindes e até mesmo o acesso antecipado a novos produtos. Nesse jogo, quem ganha é o consumidor.
Faça o seu papel e compartilhe
O #PapelPresente é um manifesto a favor do papel térmico para todas as necessidades de impressão – e para todos os estabelecimentos e consumidores.
Além de trazer mais segurança e comodidade para lojistas e clientes, o recibo de papel garante que todos, não importa a faixa de renda ou idade, tenham fácil acesso à conferência de valores a qualquer momento, de forma democrática, eficiente, econômica e sustentável.
O papel não é coisa do passado. Ele é sinônimo de presença e faz parte da rotina de milhões de casas e empresas Brasil afora. Faça o seu papel e compartilhe essa ideia.