O BPA dos papéis térmicos e suas alternativas

Saiba a verdade sobre o BPA!

30/04/2021

O BPA dos papéis térmicos e suas alternativas

O Bisfenol A (BPA) é um composto orgânico sintético, muito utilizado para a produção de plásticos, policarbonatos e resinas epóxi. Movimentos no mundo inteiro passaram a exigir BPA Free (material livre de Bisfenol A) em produtos especialmente usados em embalagens que apresentam contato direto com alimentos, como mamadeiras, potes e outros.

Também utilizado como revelador de imagens em papel térmico, o Bisfenol A é proibido no Japão, em alguns estados dos EUA e nos países da união Europeia.
O argumento das associações que regulam a matéria e da própria mídia é que: “O BPA é um desregulador endócrino, que tem uma atividade de hormônio feminino, sendo que altas doses dele no organismo poderiam estar associadas a algumas doenças, além de casos de aborto, obesidade, infertilidade, alterações no sistema reprodutivo e hormonal.”

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/bisfenol-ou-bpa.htm

Qual a verdade sobre o BPA?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): “A OMS concluiu que os riscos do BPA sobre a toxicidade, desenvolvimento e reprodução estão associados somente a doses elevadas no organismo humano. Os estudos mostraram-se ainda inconclusivos e não havia nada que justificasse a alteração da ingestão diária tolerável para os seres humanos dessa substância. Segundo os especialistas, devido à considerável incerteza relacionada com a validade e relevância destas observações referentes a baixas doses de BPA, seria prematuro afirmar que estas avaliações fornecem uma estimativa realista do risco à saúde humana.”

A European Food Safety Authority (EFSA) explica: “Para alcançar o nível de BPA máximo permitido por ingestão diária, uma pessoa pesando 60 kg teria que consumir cerca de 1.450 latas de bebidas diariamente. Nos papéis térmicos, a exposição de uma pessoa repetidamente manuseando papel térmico por 10h/dia, como em um caixa de supermercado, que é 42 vezes menor do que a ingestão diária tolerável atual.”

Entenda as sigla


BPA free - em bisfenol A
BP free - sem bisfenos A ou S
Phenol free - sem qualquer tipo de fenol

No Brasil


A OJI Papeis Especiais já oferece ao mercado alternativas, como a linha de Papeis Térmicos Livre de Bisfenol A, um produto consciente e adequado à saúde. Em seu portfólio estão: Termoloto, Termoticket 75, Termolabel e Termoscript. O mais comumente encontrado é o Termoscript KPH-AF AM – produto BPA free disponível em 44, 48 e 55 g/m². O papel térmico BPA Free tem a mesma utilidade e pode ser utilizado em qualquer umas das linhas do portfólio da OJI Papeis. Sua única diferença está na ausência de Bisfenol A, mas sua usabilidade é a mesma: cupom fiscal, ingressos e controle de acesso, etiquetas em contato com alimentos etc.

Cresce o número de empresas com apelo sustentável no mercado brasileiro e, com isso, cresce também a procura pelo papel térmico com BPA Free. Muitas corporações de pequeno a médio porte, sustentáveis e/ou de produtos orgânicos, não abrem mão do BPA Free em tudo que está relacionado à companhia. Portanto, a demanda deve crescer nos próximos anos, seguindo uma tendência mundial.