O e-commerce já representa cerca de 10% das vendas totais do varejo no Brasil, ao passo que a quantidade de compradores online chegou a 68% da população brasileira em 2023, segundo a pesquisa anual E-Shopper Barometer. Esse cenário ajudou a aumentar o tamanho do mercado de frete e logística no Brasil, que chegou a US$ 104,7 bilhões em 2024 e deve atingir US$ 129,3 bilhões até 2029, segundo a Mondor Intelligence.
A explosão do comércio eletrônico e o crescimento acelerado da demanda por entregas levaram marketplaces e operadores logísticos a repensarem suas práticas em nome do melhor atendimento ao consumidor. Mas não é só o que você visualiza através da tela do smartphone ou do computador que garante maior eficiência, comodidade e segurança para receber as suas compras online.
O papel térmico, velho conhecido do público por ser o tipo mais usado no varejo para imprimir comprovantes e recibos de compras, está presente nas embalagens das compras que você faz via internet e recebe na sua casa. Isso acontece porque as etiquetas de papel prestam um serviço fundamental na identificação, rastreamento e organização de produtos e mercadorias ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
Veremos adiante a diferença que o papel faz nas operações de frete e logística para que você receba o seu produto com mais tranquilidade e sem dores de cabeça.
Envios seguros e protegidos
As etiquetas e cupons fiscais anexados à embalagem garantem que você – e não outra pessoa – receba no seu endereço – e não em outro lugar – o pacote com o item adquirido via internet. É comum que os marketplaces utilizem coletores de dados (um tipo de dispositivo móvel usado em galpões logísticos e centros de distribuição) e aparelhos de raios-x para escanear códigos impressos e fiscalizar cada produto, evitando erros.
O papel também assegura um vínculo formal e seguro com o lojista e a transação realizada. São recursos que certificam a operação e, inclusive, ampliam a proteção dos clientes contra possíveis golpes em compras online. Todo o cuidado é pouco, pois já houve casos em que vendedores de reputação duvidosa usaram marketplaces para comercializar itens de valor como um smartphone, mas enviaram ao comprador uma caixa contendo uma pedra.
As informações que constam nas etiquetas e cupons impressos ainda podem apoiar o consumidor caso seja necessário fazer trocas e reclamações.
Frete rápido e com qualidade
Etiquetas de papel térmico com diferentes finalidades, tamanhos e padrões de impressão facilitam a leitura dos dados utilizados na gestão das mercadorias dentro e fora dos centros de distribuição dos marketplaces. Se por um lado isso otimiza processos e impulsiona a produtividade de quem vende pela internet, por outro é o consumidor que sai beneficiado, tendo a garantia de que o produto adquirido chegará com rapidez e qualidade.
São três os principais tipos de etiquetas usados na logística:
- As de códigos de barras, que permitem a identificação rápida e precisa dos produtos, facilitando o controle de estoque, o rastreamento de mercadorias e a gestão de inventário;
- As de segurança, que evitam violações e fraudes, garantindo que as mercadorias cheguem ao destino intactas e protegidas – e que podem até incluir recursos como hologramas, códigos de segurança e materiais especiais para evitar violações;
- E as de identificação de pallets, que usam a resistência do papel térmico e podem contar com códigos, números de série e RFID (identificação por radiofrequência) para localizar e rastrear estrados ou plataformas usados para movimentar cargas.
Além disso, de forma associada às embalagens usadas no transporte dos mais variados produtos (inclusive perecíveis), o papel térmico transmite as informações necessárias para conservar a mercadoria em bom estado e garantir a sua integridade em todas as etapas – seja no armazenamento, na movimentação e manuseio e no transporte ao destino final.
Isso é bastante útil, por exemplo, caso uma mercadoria não possa ser armazenada em ambientes quentes; ou ao informar dados como lote e data de fabricação, evitando que uma caixa seja despachada em outra remessa distinta.
Faça o seu papel e compartilhe
O #PapelPresente é um manifesto a favor do papel térmico para todas as necessidades de impressão – e para todos os estabelecimentos e consumidores.
Além de trazer mais segurança e comodidade para lojistas e clientes, o recibo de papel garante que todos, não importa a faixa de renda ou idade, tenham fácil acesso à conferência de valores a qualquer momento, de forma democrática, eficiente, econômica e sustentável.
O papel não é coisa do passado. Ele é sinônimo de presença e faz parte da rotina de milhões de casas e empresas Brasil afora. Faça o seu papel e compartilhe essa ideia.