Com uma firme adesão à bioeconomia, a indústria de base florestal combina produção e conservação de forma harmônica. O setor de árvores cultivadas destaca-se por ir além das exigências legais em relação à preservação. A técnica inovadora do mosaico florestal conecta áreas de plantio e conservação, criando corredores ecológicos que beneficiam a biodiversidade, o solo e a água.
Dados sobre as áreas conservadas de Árvores Plantadas
- Entre 2020 e 2021, a soma das áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) permaneceu estável, totalizando 6,05 milhões de hectares.
- Desse total, a área de Reserva Legal alcançou 3,8 milhões de hectares em 2021, enquanto as APPs chegaram a 1,61 milhão e as RPPNs expandiram de 50 para 99,1 mil hectares.
- As áreas de Alto Valor de Conservação totalizam 535 mil hectares, que são áreas florestais com riqueza de biodiversidade e ecossistemas raros ou ameaçados, além de áreas que atendem as necessidades básicas das comunidades locais e aquelas com relevância cultural para essas comunidades.
- A identificação dessas áreas permite decisões de manejo florestal ainda mais sustentáveis, protegendo valores ambientais e sociais importantes.
No ano de 2021, empresas do setor florestal contribuíram para a recuperação de 25,8 mil hectares. Deste total:
- 50% correspondem a áreas de Pampa;
- 22,3% à Mata Atlântica;
- 15% à Amazônia;
- 12,7% ao Cerrado.
Além disso, 94,2% das áreas associadas à Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) estão cadastradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), a principal ferramenta prevista na Lei Florestal para a conservação do meio ambiente, a adequação ambiental de propriedades, o combate ao desmatamento ilegal e o monitoramento de áreas em restauração.
Essa ação auxilia o cumprimento das metas nacionais e internacionais para a manutenção de vegetação nativa e restauração ecológica de ecossistemas.
A indústria de base florestal mostra seu compromisso com a conservação e sustentabilidade, trabalhando de forma responsável para promover a harmonia entre o desenvolvimento econômico e a proteção do meio ambiente.
Fonte: Relatório Anual Ibá 2022.